Segurança em Orlando | Braun Turismo

Segurança em Orlando

Resolvi escrever sobre algo que há muito tempo tenho que esclarecer para 8 de cada 10 clientes.

Por causa de alguns casos que ganharam repercussão na mídia, existe uma falsa ideia de que Orlando é uma cidade perigosa, com arrombamentos de quartos e de carros frequentes.

Primeiro: Orlando, como qualquer outra grande cidade turística, sempre teve furtos. Minha esposa foi furtada há 6 anos no Walmart e minha mãe foi assaltada no estacionamento de um hotel há mais de 20 anos.

Se você já foi pra Paris, a cidade que mais recebe turistas no mundo, verá que os furtos são tão frequentes e fora do controle da polícia, que existem placas alertando os turistas em diversos pontos da cidade.

Placa com alerta para batedores de carteira em Paris
Placa com alerta para batedores de carteira em Paris

Então, o que mudou em Orlando nos últimos anos que levou a essa falsa impressão de que se tornou um lugar inseguro?

Nada.

O que mudou foi o perfil do turista.

Explico:

Na última década (exceto meio de 2014 e 2015) um brasileiro sentia-se em casa em Orlando. Éramos tantos, de todas as classes sociais, que ouvir alguém falando inglês causava até certa estranheza.

Essa invasão brasileira, incentivada pelo câmbio baixo, crédito farto e estabilidade econômica, reforçava nossa imagem de povo consumista, que temos ao redor do mundo. Invadíamos os outlets, supermercados e lojas de eletrônicos e fazíamos as “compras do mês”.

Para muitas pessoas a primeira viagem para Orlando aconteceu nesse período. Junto com a realização do sonho, levou-se junto a idealização do destino: Estados Unidos…limpeza, educação e segurança de 1o mundo.

Com isso, muitos brasileiros se descuidaram dos mandamentos básicos de segurança em cidades turísticas. Ostentavam ao sair das lojas sacolas recheadas de eletrônicos e roupas de grife e as deixavam nos carros, enquanto faziam paradas adicionais antes de chegar no hotel.

Não me esqueço do dia em que fui a Apple com um grupinho de jovens e ao se depararem com a notícia de que não havia o Iphone desejado, metade do grupo pediu uma sacolinha da Apple para não deixar a loja de mãos vazias e ostentar a sonhada sacolinha com a maçã mordida, mesmo que vazia.

Facilitamos o trabalho dos arrombadores de carro. Eles aguardavam os brasileiros saírem com suas grandes sacolas da Best Buy e os acompanhavam até a próxima parada para quebrar o vidro e levar tudo.

Ao chegarem em seus hotéis, muitos brasileiros, com a certeza de estarem no 1o mundo, deixavam suas compras em sacolas, sobre as cômodas ou nas gavetas do quarto. Em seus lixos ficavam sacolas da Best Buy, Victoria’s Secret, Abercrombie, Kate Spade, caixas da Nike, Apple etc.

Qualquer pessoa que passava em frente aos quartos com as portas (e janelas com cortinas escancaradas), visualizava uma quantidade de compras enorme.

Mais uma vez facilitamos o trabalho dos ladrões.

Portanto, se você seguir algumas regras básicas de segurança, que valem não só para Orlando, mas para qualquer lugar que você for viajar, as chances de você ser furtado diminuirão drasticamente:

1.     Use sempre os “porta-dólares” para carregar dinheiro, cartões e documentos;

2.     Nunca deixe compras em carros e após uma visita a um shopping ou uma loja onde realize grandes compras, siga direto para o hotel para descarregá-las. Não faça paradas no caminho;

3.     Não ostente sacolas de marcas caras. Coloque as compras em mochilas ou malas antes de sair das lojas;

4.     No quarto, guarde todas as compras dentro das malas e tranque-as com cadeado;

5.     Jogue qualquer sacola ou caixa que indiquem que você fez compras em uma lixeira fora de seu quarto (nos corredores, tem lixeiras próximas as máquinas de refrigerantes e/ou de gelo);
E lembre-se: não é porque você está nos Estados Unidos, na Europa ou na Austrália, que você pode relaxar com segurança. Em qualquer lugar do mundo existem pessoas desonestas.

Gostou? Veja mais

Quer receber novidades?
dúvidas?

Confira abaixo as dúvidas mais frequentes que recebemos.

Ir para as dúvidas
Onde estamos

Rua Dr. Luis de Faria, 62 • Gonzaga • Santos/SP
CEP 11060 480

Horário de atendimento

De segunda a sexta-feira • 09h00 as 18h00
Sábados • 09h00 as 12h00

P. R. Braun Passagens e Turismo Ltda. (Braun Turismo), inscrita no CNPJ 64.641.996/0001-05, é uma agência de turismo cadastrada no Ministério do Turismo - CADASTUR - ver certificado.
Braun Turismo © 2024. Todos os direitos reservados.