Foto: Divulgação
Quem acompanha o cenário turístico mundial, certamente se lembra quando surgiram as primeiras imagens do Hotel Burj Al Arab, o edifício em forma de barco a vela, imponente e solitário no Golfo Pérsico.
Este edifício, eleito o primeiro hotel “7 Estrelas” do mundo apresentou Dubai ao mundo ocidental. Ao mesmo tempo, imagens do shopping Dubai Mall com suas mais de 1000 lojas e o café polvilhado com ouro em pó no Hotel Emirates Palace em Abu Dhabi inseriam no mapa do turismo de luxo esses dois locais como símbolos de riqueza e de lugares intangíveis para a grande maioria dos viajantes.
Esse lado “ostentação” continua vivo e pujante. Mas, silenciosamente, as duas cidades do Golfo passaram por uma transformação estratégica: hoje, competem para ser um dos destinos mais amigáveis — e financeiramente viáveis — para famílias no mundo. Essas cidades não querem mais disputar mercado apenas com cidades como Paris, Londres e Milão.
A soma dos investimentos maciços é um portfólio impressionante de parques temáticos e aquáticos, museus interativos do tipo “mão na massa”, atrações em shoppings center, praias com infraestrutura, passes de transporte fáceis de usar, promoções sazonais que derrubam custos para quem viaja com filhos, tudo isso, em um dos países mais seguros do mundo.
E o resultado se vê nos números do turismo de Dubai e Abu Dhabi. O país como um todo tem cerca de 11 milhões de habitantes. Só no primeiro semestre deste ano, Dubai recebeu 9,8 milhões de turistas e Abu Dhabi cerca de 2,5 milhões. Ou seja, só no primeiro semestre, Dubai e Abu Dhabi somadas receberam mais turistas que a população inteira de seu país.
Para o leitor que está se perguntando sobre nosso país, apenas para efeito de comparação, o Brasil tem cerca de 212 milhões de habitantes e espera neste ano de 2025 bater o seu recorde de turistas atingindo 8 milhões de turistas, ou seja, menos de 10% de nossa população.
Foto: Divulgação
O Wild Wadi Waterpark foi o primeiro parque a abrir nos Emirados Árabes em 1999, como parte do complexo hoteleiro do Burj Al Arab. De lá para cá, foram inaugurados o Atlantis Waterpark (2008), o Ferrari World (2010), Yas Waterworld (2013) Motiongate, Legoland, Legoland Waterpark, IMG Worlds of Adventure (2016), Warner Bros (2018), SeaWorld Abu Dhabi (2023) e Real Madrid World (2024), fazendo um total de 11 parques temáticos/aquáticos inaugurados num período de apenas 25 anos.
Apenas para efeito de comparação, numa viagem “padrão” para Orlando, se costuma visitar de 6 a 10 parques, o que insere Dubai e Abu Dhabi num patamar muito adequado para competir com a atual capital mundial dos parques temáticos.
É claro que não podemos afirmar que os parques de Dubai e Abu Dhabi são idênticos em tecnologia ou qualidade aos de Orlando, mas são parques muito gostosos de visitar e garantem um excelente entretenimento.
E o grande diferencial de Dubai e Abu Dhabi para Orlando está no quesito investimento: Preço médio dos ingressos fica entre USD 60 e USD 100,00 enquanto em Orlando, ficam sempre acima de USD 130,00 por dia. E o estacionamento nos parques é gratuito, enquanto em Orlando custam em média USD 35,00.
Por último, mas não menos importante, os parques são em sua maioria cobertos e com ar-condicionado, abrem sempre depois das 10h00 e praticamente não tem filas em suas atrações. Um sonho para pais de crianças pequenas, que costumam ficar impacientes em filas e com o calor.
E vem aí ainda o mundo de Harry Potter na Warner Bros. para 2028 e o primeiro parque Disney no Oriente Médio ainda sem data prevista de inauguração.
A chegada desses dois parques de apelo mundial muda completamente o jogo para estes destinos, colocando-os em verdadeiro pé de igualdade com seu grande adversário: Orlando.
Ao contrário dos Estados Unidos que exigem dos brasileiros um visto de turismo que passará a custar USD 435,00 por pessoa, os Emirados Árabes Unidos não exigem visto de brasileiros, o que já é uma grande vantagem financeira na preparação para a viagem.
Os voos para Dubai e Abu Dhabi, embora muito mais longos que os voos para Orlando, são equiparáveis em preço, com períodos do ano aonde chegam a custar até menos.
A desvantagem do voo mais longo é compensada com voos em equipamentos mais confortáveis, espaçosos e novos, nas cias. aéreas Qatar Airlines e Emirates Airlines, que foram eleitas 1º e 4º lugar respectivamente como Melhores Companhias Aéreas do mundo.
Foto: Divulgação
A experiência de ir a um shopping em Dubai é similar ao de visitar um resort-cassino em Las Vegas. Os shoppings investem ou em temas ou em atrações, o que é garantia de entretenimento certo para crianças as crianças.
No Dubai Mall, são tantas atrações para crianças, que é capaz de faltar tempo para os pais fazerem compras. Tem Kidzania, aquário, rinque de patinação, parque de trampolins, casa mal-assombrada, espaço com jogos eletrônicos e realidade virtual, área kids com brinquedão, passeio de barco e show de fontes dançantes e projeções no Burj Khalifa.
No Mall of the Emirates, o principal destaque fica para o Ski Dubai, que divide seu espaço entre uma das maiores pistas de ski indoor do mundo, com um parquinho na neve, onde é possível andar de teleférico, ir em diversos escorregadores no gelo, fazer tirolesa e até montar um boneco de neve.
Perto dali está o Dubai Hills Mall, que também conta com parque de trampolins e 4 áreas kids, com temas diferentes, incluindo um da Lego. E para os adolescentes mais velhos, tem a mais rápida e alta montanha-russa indoor do mundo.
No Dubai Festival City Mall, são 5 áreas kids temáticas, uma área gamer, um parque de trampolins e um show noturno com laser, música, água, fogo e projeções.
Já em relação a shoppings temáticos, a oferta também não deixa a desejar.
O Mercato Shopping Mall recriou uma vila renascentista italiana, com ruas pavimentadas e belas piazzas, além de 3 áreas kids.
O Ibn Battuta Mall celebra as viagens do explorador marroquino Ibn Battuta, que entre 1325 e 1353 percorreu mais de 120 mil km do globo terrestre visitando diversos países. As áreas do shopping são divididas entre os principais lugares que ele visitou: Tunísia, China, Índia, Pérsia, Egito e Andaluzia. Cada área celebra a arquitetura e a cultura desses países e valem o passeio. O shopping conta ainda com 2 áreas kids e um boliche.
No Wafi City Mall, você vai ser transportado para o Egito, num shopping que celebra as pirâmides e os mausoléus milenares dos faraós. Um grande destaque é o teto do shopping, feito de vitrais coloridos com hieróglifos.
O shopping The Citywalk é inspirado nas modernas ruas de comércio europeias, com um toque elegante e despojado. O shopping conta também com um boliche e com um escape room.
O Souk Madinat Jumeirah, como o próprio nome já faz alusão, recria num ambiente climatizado e requintado, os “souks”, mercados árabes populares especializados em joias, especiarias e tecidos. Nessa versão do souk, lojas modernas dividem espaço com lojas de souvenires, restaurantes agradáveis, um canal onde se pode passear de abra e as mais lindas vistas do Burj Al Arab.
Além dos parques, houve um grande investimento em museus imersivos e divertidos, em natureza “indoor” e em marcos arquitetônicos que as crianças entendem e amam.
O Museu do Futuro, inaugurado em 2022, já vale a visita pelo seu edifício em forma de anel com caligrafia árabe que virou cartão-postal da cidade. No entanto, o que impressiona mesmo é o interior, com um percurso sensorial sobre possíveis futuros, com experiências pensadas para todas as idades.
Já no The Green Planet em Dubai, foi construída uma floresta tropical indoor com mais de 3 000 plantas e animais. Há atividades como “camping na selva” e oficinas, ótimo para apresentar biomas às crianças em ambiente controlado e acessível.
Para os amantes de animais, existem ainda mais atrações: Dois zoológicos, um “tradicional” e um no estilo safari e um parque de golfinhos, onde é possível assistir a shows e até ter encontros individuais com os golfinhos.
O AYA Universe em Dubai e o Teamlab Phenomena em Abu Dhabi são parques de arte imersiva e tecnológica, com diversas salas interativas e cenários luminescentes que rendem fotos e encantam crianças e adolescentes.
No Museu OliOli, as crianças são convidadas a desbloquear o poder da brincadeira positiva em 8 galerias temáticas, que tem um total de 45 experiências interativas. Existem ainda outros dois museus infantis similares em Dubai: O Woo-hoo! UAE Children’s Museum e o Children’s City.
Foto: Divulgação
Para os mais aventureiros, o Clymb na Yas Island oferece experiências de escalada e de voo em túnel de vento e o Deep Dive Dubai, a piscina de mergulho mais funda do mundo, oferece programas para crianças a partir de 6 anos de idade.
Para crianças a partir de 12 anos, a aventura é mais radical: é possível percorrer a maior tirolesa urbana do mundo, na XLine Dubai Marina, desde que tenha altura e peso mínimos. O trajeto tem 1 km de distância e se inicia em uma altura de 170 metros do chão, podendo atingir uma velocidade de até 80 km/h.
Para quem gosta de apreciar a cidade do alto, o que não faltam são opções, a começar pelo prédio mais alto do mundo, o Burj Al Arab, de onde se pode ver toda a cidade de seu 124º andar. O The Frame, maior estrutura em formato de moldura do mundo com 150 metros de altura, tem um chão com vidro fosco que fica transparente quando se pisa em cima. A Ain Dubai, a roda gigante que atinge 250 metros de altura oferece um visual único da costa com o skyline dos prédios futuristas ao fundo. E a The View at The Palm, permite ver perfeitamente a ilha em formato de palmeira.
De volta a um turismo mais “tradicional”, é possível levar as crianças e adolescentes num safari no deserto, com passeio de 4x4 nas dunas, andar de camelo, segurar um falcão e assistir a um pôr do sol incrível, seguido de jantar e show de dança. E para quem quer ainda mais, pode-se dormir no deserto, com exibição de filme a céu aberto, passeio para ver as estrelas e um delicioso café da manhã beduíno.
Outra opção popular é andar de barco no Golfo Pérsico. Pode ser apenas um passeio com jantar num barco dhow típico, a bordo de uma lancha rápida que faz curvas radicais ou a bordo de um iate para desfrutar as paisagens de Dubai.
Outra experiência única é ir de manhã andar de bicicleta no circuito onde ocorre o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1.
Outro fator que facilitou e barateou muito o turismo em Dubai foi a adoção do cartão Nol — um cartão único para metrô, bondes, ônibus, abras (barcos) e até estacionamento — tornando a mobilidade previsível, barata e “à prova de perrengue”.
Para visitantes, há bilhetes diários e recarregáveis, reduzindo a dependência de táxis e ubers e ajudando a família inteira a circular com custo controlado.
Para quem aluga carro, a boa notícia já dada é a quase ausência de taxas de estacionamento em hotéis, shoppings e atrações, além das ótimas estradas e vias públicas com sinalização em inglês e combustível barato: apenas R$ 3,50 por litro.
Além disso, em Abu Dhabi, a concentração de atrações em Yas Island diminuiu os deslocamentos longos. A ilha virou um cluster de entretenimento, com hotéis conectados a 4 parques por shuttles gratuitos e calçadas sombreadas — um detalhe que pesa para quem viaja com carrinho de bebê ou avós.
No verão (junho a setembro), quando as temperaturas sobem, a região responde com “Crianças não pagam”: pacotes em que crianças ficam, comem e entram em parques de graça quando acompanhadas por adultos pagantes.
Em Abu Dhabi, o programa oficial de 2025 permite que um menor por adulto tenha hospedagem e ingressos gratuitos para parques como Ferrari World, Yas Waterworld, Warner Bros. World e SeaWorld; em Yas Island, há ainda uma versão em que até duas crianças (por dois adultos) entram e hospedam-se sem custo.
Em Dubai, o calendário oficial de ofertas do verão (parte do festival Dubai Summer Surprises) sinaliza uma série de promoções em hotéis e atrações, incluindo “crianças não pagam” em atrações selecionadas. Essas promoções fazem a matemática da viagem mudar — e muito.
Foto: Divulgação
Entre outubro e abril, Dubai e Abu Dhabi recebem alguns eventos temporários que valem a visita.
O principal deles se chama Global Village, que como o nome indica, é uma aldeia global, onde pavilhões de mais de 30 países se instalam com produtos e comidas típicas e apresentações culturais. É o evento mais popular entre os moradores de Dubai, em sua grande maioria expatriados asiáticos.
O Dubai Miracle Garden também alcança seu potencial total nessa época do ano, apresentando ao público seus jardins floridos nos mais diversos formatos, incluindo um Airbus A380 totalmente preenchido por flores.
E por último, o Dubai Glow Garden, apresenta uma espécie de exposição de decorações luminosas a céu aberto, se tornando o único parque “glow” do mundo, encantando as crianças mais novas.
Grandes redes hoteleiras de categoria turística instalaram diversas unidades em Dubai e Abu Dhabi em locais estratégicos: perto de shoppings, o que permite hospedagem acessível próximo de lugares com ampla variedade de opções para comer, evitando gastos em restaurantes de hotéis, que geralmente são mais caros que a média.
E engana-se quem pensa que são hotéis ruins. Equiparados aos seus pares em outros países, suas unidades em Dubai e Abu Dhabi são muito superiores em tamanho, qualidade, limpeza e segurança, além de contarem com café da manhã internacional farto.
Dubai e Abu Dhabi não abandonaram o luxo — apenas democratizaram o acesso ao entretenimento de alta qualidade. Investiram pesado em infraestrutura, climatização e experiências educativas; criaram clusters que poupam tempo e cabeça; e, talvez o mais importante, abraçaram políticas de preço pensadas para famílias, com janelas promocionais que derrubam custos sem sacrificar conforto.
Com a chegada anunciada da Disney a Abu Dhabi, a região deve entrar — de vez — no mapa das férias em família mais cobiçadas do planeta, combinando eficiência logística, segurança, diversidade cultural e um cardápio de parques que nada fica devendo aos gigantes tradicionais.
Abu Dhabi – Yas Island
1) Warner Bros. World Abu Dhabi (climatizado)
Ideal para dias quentes, o parque 100% coberto abraça universos Looney Tunes (Pernalonga, Patolino, Tom e Jerry), Heróis DC (Batman, Superman, Mulher-maravilha) e Hanna-Barbera (Flintstones). É querido por famílias com crianças pequenas (zona Cartoon Junction) e por adolescentes, com montanhas-russas e simuladores de Gotham City/Metropolis.
2) Ferrari World Abu Dhabi (climatizado)
Casa da Formula Rossa, a montanha-russa mais rápida do mundo e de atrações que introduzem a engenharia automotiva de forma lúdica. Para crianças, há áreas “junior” com minicarrinhos e oficinas. Para adolescentes, as atrações radicais e simuladores de realidade virtual fazem sucesso.
3) Yas Waterworld
Mais de 40 atrações, incluindo toboáguas em boias familiares, rio lento, rio bravo, montanha-russa aquática e áreas rasas para pequenos. Boa pedida para intercalar com parques “secos”. O parque traz desde brinquedos radicais até zonas de descanso que deixam o dia mais agradável para pais que queiram descansar.
4) SeaWorld Abu Dhabi (climatizado)
É o primeiro SeaWorld fora dos EUA e não tem baleias orcas. O destaque é o Endless Ocean, o maior aquário multiespécies do mundo (25 milhões de litros d’água), com mais de 68 mil animais. A experiência combina educação ambiental com imersão high-tech e uma montanha-russa incrível.
Dubai
5) Motiongate Dubai
“A Hollywood do deserto”, com zonas DreamWorks, Columbia e Lionsgate. Contém atrações dos filmes Caça-Fantasmas, John Wick, Jogos Vorazes, Shrek, Madagascar, Kung Fu Panda e muito mais.
6) Legoland Dubai
Parque inspirado no brinquedo mais comprado do mundo: os blocos de montar Lego. Parque voltado para crianças de 2 a 12 anos. Possui atrações inspiradas no filme Lego, nas séries Ninjago e Dreams, além de montanhas-russas leves.
7) Legoland Water Park
Seguindo o mesmo conceito do parque “seco” é ideal para crianças até 12 anos. O parque aquático tem toboáguas “familiares” e atividades de montar boias e barquinhos.
8) Real Madrid World: é o primeiro parque temático de um clube de futebol no planeta, com diversas atrações, incluindo a Hala Madrid Coaster (montanha-russa de madeira) e a Stars Flyer, cadeiras voadoras que chegam a 140 m de altura - sucesso com adolescentes.
9) IMG Worlds of Adventure (climatizado)
Um dos maiores parques cobertos do mundo, com zonas dos Heróis Marvel, Cartoon Network e dinossauros. Ideal para famílias com filhos em idades diferentes, pois equilibra áreas infantis e atrações de adrenalina.
10) Aquaventure World, no Atlantis The Palm
Frequentemente citado como o maior parque aquático do mundo, com mais de 100 atrações e recordistas como Leap of Faith e Odyssey of Terror. Excelente para um dia completo de parque + praia, com infraestrutura de primeira para famílias (armários, restaurantes, sombras).
11) Wild Wadi Waterpark
Parque clássico de Dubai com vista para o Burj Al Arab, repleto de toboáguas icônicos como o Jumeirah Sceirah. É compacto e prático para combinar com uma tarde de praia na Jumeirah.
Dica: nos clusters Dubai Parks and Resorts e Yas Island, priorize ingressos combinados.
Entre em contato com a Braun Turismo.
Para mais informações, entre em contato.
- telefone: (13) 3285-1670
- whatsapp: clique aqui.
- email: contato@braunturismo.com.br
Descubra como o City Pass oferece economia, conveniência e acesso prioritário às principais atrações turísticas. Compre o seu com a Braun!
Pedro Braun, destaca a importância da regulamentação da profissão de guia de turismo, a falta de fiscalização e os riscos inerentes à contratação de guias não credenciados.
Planejando o Natal na Disney? Saiba como curtir a festa Mickey's Very Merry Christmas Party 2025 no Magic Kingdom!
PR Braun Passagens e Turismo Ltda. - CNPJ 64.641.996/0001-05
Rua Dr. Luis de Faria, 62, Gonzaga - CEP 11060 480