De Manaus ao Alasca, veja 10 rios para conhecer antes de morrer

0

Reportagem de Terra Viagens

 http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/internacional/de-manaus-ao-alasca-veja-10-rios-para-conhecer-antes-de-morrer,1f8a3e2006343410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Com até 7 mil km de comprimento, rios ao redor do mundo são usados para transporte, passeios e esportes radicais

Além de criar belas paisagens, os rios são verdadeiros meios de transporte para cruzeiros, passeios e até esportes radicais como o rafting. A beleza dos rios pode ser apreciada tanto sobre suas águas quanto em caminhadas, trilhas e trajetos ao longo de suas margens. A seguir, conheça diferentes roteiros para viagens pelos rios mais incríveis do planeta.

Amazonas     
Desde sua nascente, no Peru, até o momento em que  desemboca em Belém do Pará, o rio Amazonas tem mais de 6 mil km com milhares de tributários em meio a uma das naturezas mais incríveis do planeta. Diferentes tipos de embarcações fazem trajetos pelo imponente rio, desde cruzeiros de luxo até barcos comuns, atravessando a Floresta Amazônica em sua volta. Entre Manaus e Belém, uma das viagens mais populares, o trajeto dura cinco dias, passando por trechos de selva e pequenos vilarejos à beira do rio.

1-amazonas

Nilo
O Egito é um país que se associa com faraós, pirâmides e o mítico Nilo, maior rio do mundo. O rio é um ótimo jeito de conhecer os principais pontos turísticos do país, a bordo de cruzeiros e barcos de passeio, partindo da capital Cairo e visitando diferentes monumentos históricos. Com comprimento de mais de 7 mil km, o Nilo tem sua fonte mais remota em Ruanda, e abrange, além do Egito, países como Uganda e Quênia.

2-nilo

Zambezi
Ao longo de mais de 2,5 mil km no coração da África, o rio Zambezi combina natureza,  animais selvagens e águas ideais para a prática do rafting. Na região da fronteira entre Zâmbia e Zimbábue, o rio tem algumas de suas paisagens mais incríveis, nas Cataratas Victoria, maiores quedas d’água da África.

3-zambezi

Loire
A Europa tem belos rios, mas nenhum deles se destaca tanto quanto o Loire, maior rio da França, com cerca de 1 mil km. Às margens do Loire, os visitantes encontram paisagens bucólicas, vinhedos e, claro, os famosos e abundantes castelos como Chambord e Chenonceau. As belezas da região podem ser conhecidas a bordo de barcos, mas também em viagens de carro e bicicleta.

4-loire

Danúbio
Algumas das mais belas cidades do leste Europeu , como Budapeste e  Viena, são banhadas pelas águas do rio Danúbio, segundo maior rio da Europa. Por mais de 3,2 mil km, o Danúbio percorre numerosos países, como Alemanha, Áustria, Hungria e Eslováquia, com muitas paisagens e cenários românticos para descobrir a bordo de cruzeiros.

5-danubio

Mississipi
Mítico rio dos Estados Unidos, o Mississipi corre ao longo de mais de 3, 7 mil km entre o estado de Minnesota e o Golfo do México. Simbolizado por seus tradicionais barcos a vapor, o Mississipi  atravessa 10 estados americanos e é beirado por uma estrada que permite avistar suas incontáveis paisagens.

6-mississippi

Volga
Os seus 3,7 mil km de extensão fazem do Volga o maior rio da Europa. Em suas margens, o rio tem 11 das 20 principais cidades do imenso território russo. Um dos mais belos roteiros é o que liga Moscou, a São Petersburgo, atravessando vilarejos, florestas e lagos em seu caminho.

7-volga

Kenai
Terra de natureza selvagem, o estado americano do Alasca é uma região remota que fascina e atrai numerosos visitantes. Ao sul da península de Kenai, o rio Kenai tem incríveis paisagens com geleiras e águas límpidas em volta das quais habitam animais como ursos, renas e diversas aves.

10-kenai-river

Yangtze
Maior rio da Ásia com mais de 6 mil km, o Yangtzé passa por importantes cidades chinesas como Xangai ou Nanjing. A maioria dos cruzeiros pelo rio faz os trajetos entre Chongging e Xangai ou Chonging e Yichang, e leva os visitantes a conhecer a região das Três Gargantas e suas belezas naturais.

8-yangtze

Mekong
Aventureiros de plantão podem escolher as águas do rio Mekong para conhecer Camboja e Vietnã. Roteiros de sete dias ligam Siem Reap, perto dos templos de Angkor Wat, no  Camboja, e Ho Chi Minh, capital do Vietnã. Na maioria do caminho, selva e paisagens rurais, templos e mercados flutuantes maravilham os turistas.

9-mekong-river

 

 

 

Leave a Comment